Existem inúmeros tipos de câncer, aqui será mostrado quais os tipos mais comuns em adultos e jovens, você verá a seguir.
- Câncer de Mama
O sinal mais comum do câncer de mama é um nódulo ou massa, muitas vezes rígido e indolor, embora alguns tipos podem ser moles e dolorosos. É frequente que as mulheres jovens apresentem nódulos mamários benignos. Na verdade, quanto mais jovem a mulher, maior a probabilidade de um nódulo mamário ser benigno. Embora a maioria dos nódulos da mama não sejam câncer, existe sempre uma chance de que um nódulo possa ser neoplásico, mesmo em uma mulher mais jovem.
Outros possíveis sinais do câncer de mama incluem dor mamária, espessamento da pele da mama, alterações no mamilo ou vazamento de líquido pelo mamilo.
Independente da idade da mulher, os nódulos mamários e quaisquer outras alterações nas mamas devem ser verificadas para se ter certeza de que não são malignos.
- Linfomas
Os tipos principais de linfoma, que podem ocorrem em adultos jovens, são:
Linfoma de Hodgkin (ou Doença de Hodgkin) - É o mais comum em duas faixas etárias: no início da idade adulta (15 a 40 anos) e na idade adulta tardia (após 55 anos). Este tipo de câncer se apresenta de forma similar em todos os grupos etários, o que inclui suas formas de tratamento.
Linfoma Não Hodgkin - É menos comum do que o Linfoma de Hodgkin em adolescentes, mas o risco de linfoma não Hodgkin aumenta com a idade. Existem muitos tipos de linfoma não Hodgkin e alguns dos tipos mais frequentes em adolescentes tendem a se desenvolver mais rapidamente e necessitam de tratamento mais intensivo, no entanto eles respondem melhor ao tratamento do que um linfoma não Hodgkin em idosos.
- Melanoma
O sinal de alerta mais importante para o melanoma é uma nova pinta ou uma pinta que muda de tamanho, forma ou cor. Um sinal que parece ser diferente de todos os outros sinais da pele também pode ser um alerta. Se você perceber algum sinal de alerta, consulte um médico imediatamente, para que a causa seja diagnostica e, se necessário, iniciado o tratamento.
A chance de cura de um melanoma geralmente é muito boa se diagnosticado e tratado em estágio inicial. Mas, o diagnóstico tardio torna o tratamento mais difícil.
- Tumores Ósseos e Sarcomas de Partes Moles
Sarcoma de Partes Moles - Estes sarcomas podem começar em qualquer parte do corpo, mas muitas vezes se desenvolvem nos braços ou pernas. O rabdomiossarcoma, um câncer que começa nas células que normalmente se transformam em músculos esqueléticos, é mais comum em crianças com menos de 10 anos, mas também pode se desenvolver em adolescentes e adultos jovens. A maioria dos outros tipos de sarcomas de partes moles se tornam mais comuns com a idade. Os sintomas dependem do local onde se iniciam, e podem incluir nódulos, inchaço ou problemas intestinais.
Sarcomas Ósseos - Os dois tipos mais comuns de tumor ósseo: osteossarcoma e sarcoma de Ewing são mais comuns em adolescentes, mas também podem se desenvolver em adultos jovens. Eles muitas vezes causam dor óssea que piora à noite ou com atividade física. Eles também podem causar inchaço na área ao redor do osso.
Osteossarcoma - Esse tipo de sarcoma geralmente começa em áreas de crescimento rápido do osso, como perto das extremidades dos ossos longos das pernas ou braços. Os locais mais comuns para o sarcoma de Ewing se iniciar são os ossos da pelve, parede torácica ou no meio dos ossos longos das pernas.
- Cânceres do Trato Genital Feminino
Em geral, o câncer de ovário é mais comum em mulheres mais velhas, do que em mulheres com menos de 40 anos. Mas alguns tipos de cânceres de ovário, conhecidos como tumores de células germinativas, são mais comuns em adolescentes e mulheres jovens. O câncer de ovário em estágio inicial geralmente não causa sintomas, mas algumas adolescentes e mulheres jovens podem se sentir saciadas após as refeições ou apresentar inchaço abdominal anormal, dor de barriga ou sintomas urinários. Se esses sintomas persistirem mais do que algumas semanas, devem ser investigados por um médico, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
- Câncer de Tireoide
O sintoma mais comum de câncer de tireoide é um nódulo na parte anterior do pescoço. A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas é importante investigar para confirmar o diagnóstico. Outros sintomas do câncer de tireoide podem incluir dor ou inchaço no pescoço, dificuldade para respirar ou engolir e rouquidão.
A chance de cura desse tipo de câncer geralmente é muito boa, especialmente em pessoas com menos de 45 anos.
- Câncer de Testículo
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma do câncer de testículo é um nódulo, aumento de volume ou inchaço. Alguns tumores testiculares podem ser dolorosos, mas a maioria é indolor. É importante que todas as protuberâncias sejam examinadas por um médico o mais rapidamente possível, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.
Em geral, o prognóstico para o câncer de testículo é muito bom, e a maioria desses cânceres podem ser curados.
- Câncer Colorretal
Os sintomas do câncer colorretal podem incluir hemorragia retal, fezes escuras, alterações nos hábitos intestinais, dor de barriga, perda de apetite e perda de peso.
Entre os adultos jovens, o prognóstico para esse tipo de câncer é melhor do que para os mais idosos, no momento do diagnóstico.
- Leucemias
A maioria das leucemias em adultos jovens são de crescimento rápido (tipo aguda), como a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia mieloide aguda (LMA). As leucemias crônicas não são comuns em jovens, apesar da leucemia mieloide crônica (LMC) ser mais comum a partir dos 30 anos.
A leucemia pode causar dores ósseas e nas articulações, cansaço, fraqueza, palidez, hemorragias ou hematomas, febre, perda de peso e outros sintomas.
O prognóstico para a maioria das leucemias tende a ser melhor para pacientes mais jovens.
- Tumores Cerebrais e de Medula Espinhal
Os tumores cerebrais podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla ou embaçada, tonturas, convulsões, dificuldade para andar ou manusear objetos e outros sintomas.
Créditos: http://www.oncoguia.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário